O Simpósio Internacional em Agronegócio e Desenvolvimento (SIAD) tem como propósito a criação de um espaço de intercâmbio científico e cultural entre pesquisadores (docentes e discentes), e profissionais ligados ao tema do Agronegócio e Desenvolvimento.
De abrangência internacional e periodicidade bianual, o evento, que é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD), da Faculdade de Ciências e Engenharia da UNESP, busca promover a comunicação e o debate de temas relevantes para a consolidação do campo de estudo proposto.
O agronegócio exerce um papel central no Brasil. Com importância econômica, social e ambiental, é tema recorrente na construção do desenvolvimento sustentável a partir da adoção de tecnologias em prol de inovações que promovam eficiência, produtividade, sistemas resilientes, sustentáveis e justos. Nesta perspectiva, o debate sobre os assuntos é relevante ao observar o papel da tecnologia junto a desenvolvimento sustentável.
Em sua quinta edição, o SIAD debateu os assuntos mais recentes e relevantes sobre o tema "Agronegócio em Pauta: tecnologia e sustentabilidade", sob perspectivas interdisciplinares. Para isso, promoveu quatro painéis voltados para aspectos sociais, ambientais e econômicos acerca do tema.
A keynote do evento foi Antonieta Chacano da Food and Agriculture Organization – FAO/Chile, que mostrou uma perspectiva de agência de desenvolvimento sobre o agronegócio frente a crises sociais, climáticas e econômicas.
O painel social contou com a participação do Prof. Sérgio Schneider (UFRGS) que trouxe uma rica discussão acerca das crises climáticas e o funcionamento dos sistemas alimentares. A complexidade do tema e o papel do consumo foram pontos relevantes para considerarmos estratégias privadas e a política pública para o desenvolvimento.
O painel social contou ainda com a participação do Dr. Levi P. Machado da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Suas contribuições trouxeram luz sobre os ecossistemas de inovação e o empreendedorismo de base científico-tecnológica, ressaltando as oportunidades de geração de valor para a sociedade.
No painel ambiental, a Dra. Andrea Lago da Silva (UFSCar) trouxe o tema de justiça social, econômica e ambiental para discutir o futuro dos sistemas alimentares frente a crises. Complementando as discussões, o Dr. Clênio Pilon, Diretor de Inovação da Embrapa, demonstrou por meio de dados que o sistema agroindustrial brasileiro passa por mudanças de paradigmas desde uma visão voltada para expansão e competividade para novos patamares de sustentabilidade e multifuncionalidade.
Por fim, o painel econômico contou com a presença do Dr. Marcelo Braga (UFV). Em sua apresentação, rica em dados sobre a agricultura brasileira, foi discutido o papel da agricultura no desenvolvimento econômico e o papel da tecnologia no impulso à terceira onda, a inovação, sempre com vistas aos problemas da sociedade. Para encerrar o Painel, Dr. Tsen Kang trouxe um olhar sobre as possibilidades de desenvolvimento a partir da construção de ecossistemas de inovação paulista no agronegócio. Foram discutidas as High Value Crops e High Value Products sob a perspectiva da quádrupla hélice (academia, empresa, governo, terceiro setor).
Nesta edição, o V SIAD contou com a participação de 195 congressistas, nas modalidades presencial (68,2% dos participantes) e online (31,8% dos participantes).
Destes, 45,1% eram estudantes de pós-graduação, 27,2% de graduação e 27,7% de docentes e demais interessados.
Os participantes representaram 52 distintas IES, localizadas em 11 Estados e 29 diferentes municípios.
Estes anais representam esta diversidade de formações, localidades e objetos de estudo, compreendendo um total de 98 resumos expandidos, que foram aprovados e apresentados em 18 sessões temáticas ao longo do evento.